23 de Abril de 2025
Energia solar on-grid ou off-grid? Qual devo escolher?
Sistema de energia solar on-grid é o sistema que está ligado à rede pública de geração de energia. Sua principal vantagem é a liberdade e a segurança que esse modelo proporciona.
Em momentos nos quais a produção de energia está em baixa, o sistema estará pronto para utilizar rede proveniente da distribuidora e, em momentos em que a produção é maior do que a capacidade de utilização, o excedente é repassado para a rede pública, retornando em forma de créditos para os usuários.
Por não precisar da ação de baterias, os sistemas on-grid também costumam ter um valor de investimento menor.
O sistema de energia solar off-grid é o sistema que não está conectado a uma rede de distribuição. Ou seja, ele utiliza baterias próprias.
Essas baterias são responsáveis por armazenar qualquer energia excedente produzida, alimentando o sistema nos momentos em que a produção está mais baixa.
Esse tipo de sistema oferece a independência total da rede de distribuição, sendo ideal para lugares remotos, que não têm acesso à alimentação elétrica por outras vias, ou mesmo para aqueles que desejam maximizar a economia na conta de luz.
Apesar de representar um custo inicial maior, devido à instalação das baterias, esse tipo de sistema oferece também o maior grau de economia.
Vantagens e desvantagens dos sistemas on-grid e off-grid
Ambos os sistemas off e on-grid têm suas vantagens e desvantagens.
O sistema on-grid, por exemplo, tem até 30% a mais de eficiência, além de permitir o acúmulo de créditos na rede de distribuição, mas, por outro lado, não conta com um sistema de armazenamento independente, sendo obrigatória a sua conexão à rede pública.
Isso quer dizer que, em casos de falha de abastecimento por parte da distribuidora, sistemas de energia solar on-grid também são afetados se estiverem utilizando o serviço.
Enquanto isso, no sistema off grid, isso não é problema. Já que não conta com nenhuma ligação com a rede pública, sistemas como esse estão alheios às falhas de distribuição e contam com alimentação contínua, que é proveniente das baterias.
Apesar disso, seu custo inicial é mais elevado, afinal, as baterias são equipamentos de alta sofisticação tecnológica e sua instalação responde por boa parte do investimento.