A maior usina fotovoltaica em solo de Taquari foi concluída nesta semana

Leonardo Porto
20 de janeiro de 2022

3 min para ler

Usina fotovoltaica em solo da Associação Beneficente Pella Bethânia, foi finalizada esta semana pela Sollar Sul Energia Solar e gera aproximadamente 150mil kWh anualmente.


Usina fotovoltaica em solo da Associação Beneficente Pella Bethânia, foi finalizada esta semana pela Sollar Sul Energia Solar e gera aproximadamente 150mil kWh anualmente.

A Associação Beneficente Pella Bethânia iniciou suas atividades em Taquari, no ano de 1892. Na época, Michael Haetinger constatou que havia mais de 60 órfãos entre os imigrantes e muitas viúvas e idosos desamparados. Em 29 de dezembro de 1895, foi colocada a pedra fundamental para a construção da nova casa da Associação. A nova construção foi inaugurada em 19 de maio de 1893. Hoje, a Associação Beneficente Pella Bethânia cuida de 160 residentes de 72 municípios.

Foto de um senhor na Associação Beneficente Pella Bethânia

Arquivo: Associação Beneficente Pella Bethânia


Dessa forma, Haetinger, apoiado pelos pastores Heinrich, Hunsche e Wegel, adquiriu parte da antiga Fazenda Barros, ao lado da escola brasileira de agricultores, às margens do Rio Taquari, dando início às atividades da instituição. Em 29 de dezembro de 1895 foi colocada a pedra fundamental para a construção da nova casa da Associação. A nova construção foi inaugurada em 19 de maio de 1893.

Hoje a Associação Beneficente Pella Bethânia possui 160 residentes de 72 municípios.

Maior usina fotovoltaica de Taquari-RS

Fonte: Sollar Sul / Richard Maioli


A marca Pella Bethânia tem como um de seus valores a sustentabilidade ambiental, aliado a isso, que surge a procura por ser independente energeticamente. Juntamente com a Sollar Sul Energia Solar de Taquari/RS, foi desenvolvido um projeto para construção da usina em solo da associação.

A usina conta com 276 painéis fotovoltaicos, gera aproximadamente 150mil kWh anualmente. A potência do sistema solar é de 123,71 kWp trazendo uma economia mensal aproximada de R$5.500,00.



Além de trazer uma grande economia financeira a instituição auxilia na redução de 1.304.923 kg CO2 na atmosfera e é equivalente a plantar 9.321 árvores.

A Pella Bethânia é uma instituição filantrópica com 130 anos a serem comemorados neste ano de 2022. A história e atenção a pessoas idosas e com deficiência da associação pode ser melhor conhecida no site pellabethania.org.br ou na página do Facebook

Conheça mais detalhes da Sollar Sul pelo site sollarsul.com.br ou pelo telefone (51) 9-8034-5313.